Olá, Seja bem vindo, ao nosso Blog, e você pode interagir participe envie pensamentos literários de escritores, pode ser um poema ou uma poesia, curiosidades dos livros, leitura e literatura. Envie o material para o nosso e-mail.

¨¨Quem continua a ler continua jovem, não importa a sua idade¨. (H. Ulman).


Livros
Nem todos os livros deste mundo farão a tua felecidade
mas em segredo de televarão a ti mesmo. (Hermann Hesse)

¨¨O lugar da literatura não é a cabeça; é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo. o Escritor escreve para produzir prazer ¨¨. (Rubem Alves)


¨¨Para saber escrever é preciso saber ler. Por isso hoje há cada vez menos, bons escritores, porque cada vez menos há pessoas que sabem ler: E para saber viver. Viver a verdadeira vida e vivê-la lendo e dizendo¨¨. ( Philippe Sollers)

Essa é a nossa Biblioteca Virtual, neste blog, você pode pesquisar os seus estudos, no espaço, dos Sites de Educação e Cultura, Você pode pesquisar uma palavra no Dicionário, fazer pesquisas na Enciclopédia Barsa, através do Site do Planeta Saber, Ter acesso a milhares de obras Literárias pesquisando no Site de Dominio público, veja também o Site da EAD Senar, nele você pode fazer vários cursos via on-line com certificados emitidos pelo Ministério da Educação.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MinC quer triplicar número de livros lidos por cidadão no país


No Dia do Leitor, celebrado no último dia 7 de janeiro,  o Ministério da Cultura para destacou que uma das metas do Plano Nacional de Cultura 2010/20, aprovado no dia 13 de dezembro de 2011, tem como objetivo estimular cada cidadão a ler, pelo menos, quatro livros por ano que não sejam títulos de exigência escolar. Hoje, a média anual de leitura é de 1,3 livro por pessoa, segundo o Instituto Pró-Livro. Para executar esta transformação, o MinC tem diversas ações em execução – como a modernização de bibliotecas públicas e os agentes de leitura – e outras a serem implantadas. Entre elas está o barateamento do preço do livro.
Visando vender o livro a valores mais baixos, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) fez o cadastramento das editoras – já são 10 mil títulos passíveis de serem comercializados a R$ 10. Em um primeiro momento, estes títulos estarão à disposição das bibliotecas, que receberão um cartão-livro para comprá-los. Posteriormente, a sociedade também será beneficiada pela ação. Segundo a FBN, existem no Brasil 96 milhões de leitores e apenas 30 milhões compram livros. Ou seja, há um potencial a ser alcançado com o livro mais barato. A ideia, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, é com o preço do livro mais baixo, viabilizar o acesso ao produto de classes sociais diversas, incluindo a classe C. “Isso vai contribuir para que a meta de o brasileiro ler quatro livros por ano seja atingida”, avalia Ortiz. A média de leitura do brasileiro é inferior a outros países da região, como por exemplo, a Colômbia, onde se lê dois livros por ano por pessoa.
Entre as ações desenvolvidas em 2011 está a construção de 340 bibliotecas nas Praças de Esporte e Cultura. Do mesmo modo, o MinC apoiou a implantação de novas bibliotecas municipais e atualizou o acervo das bibliotecas, com investimento de R$ 40 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário